A Incubadora Tecnológica de Maringá está realizando uma campanha, junto à comunidade, em especial aos pioneiros para resgatar a memória da cafeicultura na cidade. A ação tem o objetivo de resgatar materiais históricos, utilizados na época áurea dos ciclos cafeeiros. A iniciativa da entidade visa resgatar e preservar a história do período e enriquecer ainda mais o acervo do Memorial do Café, que fica na sede da Incubadora no Barracão do antigo IBC.

Recém inaugurado, o Memorial possui um amplo espaço, decorado com fotos e dados históricos que remetem os visitantes ao armazém abarrotado de café, povoado por trabalhadores braçais. O Memorial pretende contar a história por meio de fotografias, objetos e máquinas antigas. Parte do material já está no próprio IBC, mas muito do que foi utilizado na época pode estar em casas ou empresas de pessoas que viviam na época em Maringá. “Resgatar uma memória tão rica, por meio dos objetos usados, é trazer a realidade aos mais jovens, aos estudantes. O espaço completo e pronto será aberto à comunidade para visitação gratuita” explicou o vice presidente da Incubadora Tecnologica de Maringá, José Roberto Pinheiro de Mello.

Dentre os materiais que podem ser doados à Incubadora para enriquecer o acervo do Memorial, estão objetos de uso comum na época como: machados para derrubadas de mata, enxadas, arados, peneiras utilizadas na classificação do café, mesa de prova da bebida, xícaras, fotos históricas, torrador doméstico, moedor de café utilizados pelas famílias, colher de prova, entre outros que foram utilizados no período.

Os materiais doados podem ser entregues na sede da Incubadora Tecnológica de Maringá, que fica na Avenida Centenário, 116. O time da Incubadora também poderá buscar as doações. O contato para a solicitação é por meio do telefone: (44) 3024-9948.